terça-feira, 24 de março de 2015

A gênese de um romance gráfico

Psicopompo é um projeto que reúne o ilustrador e pesquisador Carlos Hollanda, ganhador do prêmio HQ Mix 2014 de melhor tese sobre quadrinhos, o designer, roteirista e colorista Osmarco Valladão, finalista do HQ Mix 2006 de roteirista revelação, e este que vos tecla, Octavio Aragão, designer, pesquisador e também roteirista. Separados, fomos responsáveis por alguns álbuns, estudos e projetos envolvendo HQs lançados nos últimos vinte anos, mas este é nosso primeiro projeto como uma equipe, ao menos no que diz respeito às histórias em quadrinhos.

Este blog tem a intenção de apresentar o desenvolvimento gráfico do projeto ao público enquanto é produzido, algo que Osmarco já fez antes, com seu álbum O Coronel, de 2011, em parceria com Manoel Magalhães, com resultados satisfatórios. Esperamos que, com essa iniciativa, a arte de Psicopompo, além de eventuais relatos de produção, atraia semanalmente a atenção dos leitores.

Como primeiro tópico, apresentamos uma construção de imagem que serve como nosso primeiro teaser. Carlos desenhou o rosto do protagonista num superclose. O arquivo, escaneado em alta resolução, foi enviado ao Osmarco para um teste de cor.

Isso mesmo, o desenho foi enviado sem finalização a nanquim. Decidimos logo de cara que, para ganhar mais dramaticidade, optaríamos por um acabamento mais “solto”, aproveitando as texturas do grafite para dar volume em lugar de hachuras ou manchas de preto “fechado”.

A palheta cromática definida por Osmarco, sempre obedecendo ao seu hábito de estabelecer as cores como “atmosferas emocionais”, intensificou a expressão e emprestou um senso de drama ao olhar do personagem, destacando detalhes quase imperceptíveis, como as gotas de suor e as áreas mais claras nos cachos dos cabelos.

Enquanto isso, eu trabalhava nas escolhas tipográficas, buscando uma relação conceitual tanto com o estilo gráfico do Carlos, quanto  com os símbolos esotéricos importantes para a história, mas sem perder a legibilidade.

O resultado, até agora, é uma imagem que considero um mix de emoção mal contida e sobriedade, como podemos ver ao lado (ou acima, caso esteja acessando este blog em seu celular). Acredito que temos aqui uma representação visual  precisa do clima geral da história.

Nas próximas publicações, mostraremos estudos, conceitos e até desenhos recusados para esse romance gráfico, construindo um mosaico de imagens e ideias.

3 comentários:

  1. O rosto ficou bastante expressivo e intenso. É um rosto quente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar, Regina. Acredite, a temperatura cromática dessa história é alta.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir